sábado, 7 de novembro de 2009

Os anglicanos e os católicos.


Recentemente Meu amigo Pierre, católico fervoroso, grande Cristão, a quem muito respeito, me mandou um e mail festejando a aproximação dos clérigos anglicanos a igreja Romana. A respeito do fato faço algumas considerações:


Em primeiro lugar a Europa vive um dos maiores esfriamentos já vistos. O berço da Cristandade ocidental perdeu a fé e nesses tempos de crise de fé as diferenças ficam menores diante dos inimigos comuns.

Em segundo lugar, O papa João XXIII nunca escondeu sua intenção em reevangelizar a Europa e em aproximar-se dos protestantes, como fez com os luteranos e agora com os anglicanos.

As concessões feitas a esses grupos vão por certo levantar questões polêmicas no meio da Igreja romana, como por exemplo: o celibato dos clérigos católicos. Por outro lado, os protestantes que se aproximam terão que abandonar seus catecismos e abraçar totalmente os dogmas da sua nova igreja. Fazê-lo, é afirmar ao meu ver, que a reforma foi uma grande bobagem, um cisma bobo, sem relevância teológica..É verdade que o anglicanismo não teve a mesma solidez da reforma de Lutero e de Calvino, mas a última acabou influenciando teologicamente muito a primeira.

Não quero com isso dizer que o diálogo com católicos é impossível, pelo contrário, sou favorável e incentivador do diálogo fraternal de todos grupos que confessam a Deus Pai, soberano e eterno,o seu filho Jesus, divino como o pai que nos justificou diante d’Ele, e no Espírito Santo, pessoa terceira da divindade que vivifica e consola a sua Igreja. No entanto, diálogo não é a mesma coisa de reintegração,não consigo ver tal aproximação sem uma sincera reforma da Igreja de Roma que pra mim parece improvável.

Vejo porém, uma Igreja formada de homens e mulheres ,o corpo místico de Cristo, as pedras vivas que São Pedro cita, comprados e remidos pelo sangue do cordeiro pascal: Jesus .Que não pertence a nenhum grupo e não está engessado em nenhuma estrutura religiosa. Sua igreja não tem placas, rótulos, não detém o poder de salvar, tão somente Ele O tem e O fará com todos aqueles que se aproximam sinceramente d’Ele; a esses de maneira nenhuma desprezará. Essa Igreja é aquela que Jesus chamou de seu reino, são os convidados da grande ceia ,que estavam a beira das estradas, eram os que não detinham pedigree religioso, que não possuíam quaisquer títulos ou honras. Mas apenas pecadores que reconheciam sua culpa e sua necessidade de remissão.

2 comentários:

  1. Caro amigo Gedmar,
    Obrigado pelo comentário.
    Algo que gostaria de acrescentar é o fato dos anglicanos reconhecerema importância do ministério de Pedro para a unidade doutrinária dos cristãos.
    Isso possui embasamento bíblico já que os apóstolos lideravam o peregrinar da Igreja para que não houvesse desvios muito prejudiciais.
    Com relação ao celibato, não há problema, pois não é uma norma bíblica e já há entre os católicos ramos em que o sacerdote pode casar. Mesmo na Europa há muitos padres casados.
    É possível tornar-se um ministro católico casado, chama-se diaconato.
    A Igreja entende que uma riqueza, principalmente nas congregações missionárias.
    Lembrem-se que Paulo disse que ao homem é melhor não casar, portanto, o celibato nos aproxima da verdadeira condição celeste.
    Um abraço em Cristo,
    Pierre.

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  2. Me desculpe meu caro Pierre, devo discordar. Pois as atribuições do diaconato são muito limitadas pra não dizer ínfimas.
    Quanto o conselho de Paulo, devo lembrá-lo uma orientação doutrinária do próprio Paulo e não conselho: 1Tm 3.2 "É necessário, pois, que o [bispo] seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar;"
    No mesmo texto que Paulo recomenda o celibato ele diz: "1Co 7.9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se."
    Discordo quanto a "condição celeste". O casamento sempre foi tratado como bênçã, tanto no novo quanto no velho testamento. O que Paulo diz é pragmático. O homem solteiro dispõe mais de tempo para o serviço do Senhor, mas isso não o torna melhor. Devo lembrá-lo que os apóstolos eram casados, inclusive Pedro.1Co 9.5 "Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e [Cefas]?"
    O assunto é polêmico meu caro amigo.
    Um abraço!!

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