sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O pecado de não se achar pecador


Eu e alguns amigos conversávamos na sala de professores quando um deles solta a seguinte frase: “Bem, eu peco muito pouco, só alguns deslizes aqui e ali, mais nenhum pecado sério”.Lembrei-me instantaneamente da parábola do Mestre:


Havia dois homens em um mesmo templo fazendo orações. Um deles era fariseu, homem religioso, respeitável: cidadão exemplar e um modelo para a sociedade. O outro era publicano, considerado ladrão, traidor de sua própria gente: um pária da sociedade.

O primeiro deles, cheio de si, orava assim: “obrigado Deus, pois não sou como aquele ladrão ali, pecador e merecedor do inferno”.Do outro lado a cena era inversa; via-se um homem compungido de arrependimento, de joelhos e em lágrimas orava: ”Senhor, tem misericórdia de mim, pois sou pecador, olha pra mim, miserável homem que sou.”

Jesus conclui dizendo que o segundo alcançou perdão. No entanto, o arrogante religioso, cheio de empáfia que se vangloriava da sua própria justiça, era repreensível.

Freqüentemente parecemos o publicano. Nossa visão é sempre muito boa para ver erros alheios, mas míope para ver os nossos próprios.

O evangelho é um convite para a mais reveladora viagem: para dentro de nós mesmos. Fazê-la é reconhecer nossas limitações e debilidades: nossos pecados. Os que não a querem passam a se esconder atrás dos erros dos outros, seus monstros internos são maquiados por uma religiosidade falsa e moralista.

Eles normalmente estão com seus dedos em riste para apontar os pecados alheios, mas pouco dispostos a afagar aquele que sofre. Seus olhos sempre altivos, prontos para medir os outros, mas secos de lágrimas de arrependimento, insensíveis a dor do próximo. Seus pés estão sempre dispostos a pisar naqueles que se opõem as suas vontades, no entanto sempre indispostos a dar o segundo passo ou andar a segunda milha com o irmão.

Esse sutil pecado tem envenenado o coração de muitas pessoas.



Um abraço do pecador confesso.



Gedmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário