segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sofrer pra que?


Estive pensando... Depois de dialogar sobre o papel do sofrimento para alma humana com meu amigo Celso Tavares, fomos unânimes na conclusão que ele faz bem.
 Em quase todas as religiões sofrimento sempre foi símbolo de purificação, aperfeiçoamento, evolução... Pois é, mas parece que as coisas mudaram. Vejam bem as novas teologias: A confissão positiva é taxativa ao dizer que o cristão deverá ter uma vida de total felicidade e é claro que esta felicidade é fruto de abundância de bênçãos materiais e físicas. As  igrejaspor sua vez estão lotadas de gente querendo a felicidade total,: nenhum sofrimento. São milhares de campanhas ao ano prometendo o fim dos problemas de saúde, sentimental, financeiro , blá,blá,blá...Com isto, entramos numa espécie de indulgência moderna; sim pois, enquanto na primeira vendia o fim dos sofrimentos da vida futura, a de hoje vende o fim dos sofrimentos desta vida, para isto,os incautos pagam muito caro.
Vejam por exemplo as tristezas diárias. No passado vivia-se com elas, aprendia-se a superá-las, mas hoje é só ir a farmácia comprar aquele anti-depressivo e está tudo certo. É a felicidade química transformando milhões de pessoas em dependentes da pílula da felicidade.
Na família por sua vez vê-se também os sintomas dessa pandemia: Se o casal entra em crise é só pedir o divórcio e ponto. fácil né? Essa história de superar com amor é papo do passado. " eu quero é ser feliz agora!" é o lema. E o pior que não pára por aí... olhem a sua volta e dentro de você e responda com sinceridade se você também não tem nenhum sintoma.

Um comentário:

  1. Gedmar: creio que suas palavras expressam com bastante realismo a verdadeira função da dor. Obrigado por esta importante reflexão, que mais uma vez sobrepõe o pensamento cristão às miseráveis ideias do mundo materialista.
    Abraços,
    Celso

    ResponderExcluir